quinta-feira, 18 de dezembro de 2008

A tecnologia ajuda ou atrapalha a comunicação?

Para utilizar este blog mais do que um mero depósito de idéias, momentos e situações, vamos discutir algo produtivo, e presente na vida de todos, seja como produtor ou como consumidor.

Diariamente, atuamos com a comunicação, no caso como produtores. Jornalistas, publicitários, assessores de imprensa (que alguém muito sabiamente disse ser um "jornalista executivo") e profissionais de relações públicas.

As diferentes áreas de atuação permitem interpretações diferenciadas, produções diversas e resultados díspares. O grande diferencial das organizações de sucesso está em organizar as informações, de modo a coordenar as ações e dimensionar os resultados.

Na atualidade, todas as empresas estão inundadas de tecnologia. Os computadores mais modernos, os servidores mais seguros, as conexões com a Internet mais rápidas. Porém, isso tem contribuído como com a comunicação?

Todas as ferramentas se tornariam supérfluas se não houvesse organização dentro da empresa. Mesmo com o banco de dados centralizado, o acesso às informações simples e ágil, por que os resultados ainda não são alcançados e os problemas são recorrentes?

Ao meu ver, as dificuldades permanecem pois as pessoas por detrás das tecnologias não alinham seus pensamentos, e definem uma linha de trabalho. Muito trabalho, retrabalho, falta de foco, e pouca recompensa. A comunicação interpessoal tornou-se mais fácil com a tecnologia (celular, e-mail, MSN, e tantos outros). Porém, ao vivo, as pessoas não conseguem se expressar, transmitir seu pensamento, compartilhar suas idéias.

As teclas, atalhas, Ctrl e Deletes, atrapalham na hora de articular as frases. Assim, a tecnologia acaba complicando ao invés de melhorar a comunicação. Desse modo, DataWare House, E-business, e todas as siglas de tecnologias mais atuais, até antecipadas às demandas do mercado, complicam ainda mais.

Algumas dicas:

Marque reuniões que sejam realmente necessárias. Defina a pauta da reunião e o horário de começo e término. A economia de tempo e de neurônios é tremenda.

Compre tecnologia sim. Mas apenas após definir como ela irá melhorar os processos, e não complicá-los ainda mais. O computador veio substituir meses de trabalho, feito quase manualmente, no passado. Porém, cada vez mais as pessoas passam mais tempo em frente a telinha.

Saia do escritório e converse com os colegas em outro local. A mudança de ares areja a mente e produz resultados incríveis.

Por Jorge Almoas

Nenhum comentário:

Postar um comentário